Grande
Encontro
COMPRE AGORA
Grande
Encontro
Lugares
Vinho Tinto Seco
Grande Encontro é um vinho fruto de parcerias e de uvas adquiridas da Villa Bari, em Porto Alegre. apaixonados pela cultura do vinho, resolveram engarrafar histórias de lugares que de alguma forma fazem parte de suas vidas. Com o Grande Encontro eles querem reunir amigos em torno de uma taça de vinho, levando outras pessoas a fazer o mesmo.
Vinificação
As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cultivadas em espaldeira, foram colhidas e passaram por dupla seleção manual, sendo colocadas em uma estufa na propriedade para desidratar, de 30 a 40 dias, dependendo da safra. Neste período, as uvas chegam a perder 40% da umidade.
Com menos líquido, os açúcares ficam mais concentrados, gerando vinhos mais doces e alcoólicos. O processo de apassimento (passificação) foi realizado em equipamento exclusivamente desenvolvido para esta finalidade, na Villa Bari, em Porto Alegre.
Desde a primeira safra (2006), o vinho, ainda mosto, foi para botes de carvalho da Eslavônia (Croácia), com capacidade de 1.000 litros cada, armazenados em Monte Belo do Sul. Este carvalho é especialmente usado na elaboração dos emblemáticos Amarones, da Itália. A cada nova safra, novos cortes foram feitos. O vinho foi engarrafado em dezembro de 2023.
O vinho
Graduação alcoólica: 13.3%
Açúcar residual: 22.5g
Temperatura ideal de consumo: 14ºC
Características sensoriais
Visão: Apresenta cor rubi com tons ocre.
Olfato: Traz aromas de figo seco e uvas passas, lembrando frutas cristalizadas. Notas de amêndoas e ameixa, além de trufas frescas
Paladar: Lembra frio, fresco e doce. Elegante, longo, com notas de mel, tabaco, damasco e pêssego.
Harmonização
O Grande Encontro é um vinho para ser contemplado, apreciado. Entretanto, para acompanhar um vinho intenso e encorpado como este, o ideal são pratos de potência similar. A dica é apostar em carnes de caça ou cortes bovinos com cozimento lento e bem condimentados. Carnes gordurosas como cordeiro, com marmoreio ou grelhadas, também são uma boa indicação com acompanhamento é azeite trufado, batata ou purê.
Também são recomendados molhos agridoces, não tão doces como os com frutas vermelhas, por exemplo, ou a base de vinho tinto com um leve dulçor. Para uma harmonização de queijos as variações bem maturadas, como parmesão e pecorino romano, são as mais indicadas. Outras sugestões são o taleggio e o reblochon, com pasta mais mole, porém sabor acentuado.
Sobremesas a base de cacau e chocolate amargo funcionam muito bem. O importante é que este vinho, assim como seu nome sugere, aproxime as pessoas num grande encontro.